Clínica Geral

admin

Dentes bonitos precisam de cuidados permanentes

Conheça alguns problemas que podem ser evitados com um tratamento odontológico periódico:

1. Gengivite (Doença Gengival):

A gengivite é uma inflamação da gengiva – é o estágio inicial da doença da gengiva e a mais fácil de ser tratada. A causa direta da doença é a placa – uma película, grudento e sem cor de bactérias que se forma, de maneira constante, nos dentes e na gengiva.
Ainda neste estágio inicial da doença da gengiva, os danos podem ser revertidos, uma vez que o osso e o tecido conjuntivo que segura os dentes no lugar ainda não foram atingidos.

IMPORTANTE: A gengivite precisa ser definitivamente tratada em seu estágio inicial. Caso contrário, ela pode evoluir para uma periodontite e causar danos permanentes aos dentes e mandíbula/maxilar.

1. Retração Gengival:

É quando há o deslocamento da gengiva, provocando a exposição da raiz do dente. Isso pode ocorrer em ó um ou em vários dentes.

Existem várias causas da Retração Gengival, por isso não é fácil determinar apenas a principal. Podemos relacionar algumas hipóteses como:

• Traumatismo por escovação (fricção exagerada com escova de cerdas duras);
• Inflamação da gengiva pela presença da placa bacteriana;
• Trauma oclusal (forças excessivas sobre o dente causadas por má posição dentária ou por restaurações;
• Restaurações desadaptadas na região gengival; posição alta dos freios labiais e lingual;
• Movimentos ortodônticos realizados de maneira incorreta;
• Dentes apinhados (encavalados);
• Pouca espessura do osso que recobre a raiz.

Como tratar a Retração Gengival?

É possível corrigí-la por intermédio de técnicas cirúrgicas utilizadas principalmente em retração de um ou no máximo dois dentes. Para um diagnóstico e tratamento eficaz, procure orientação dos nossos especialistas.